Dia Mundial do Alzheimer

Dia 21 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Alzheimer.

Alzheimer

Essa data promove a reflexão sobre a necessidade de prevenir e diagnosticar precocemente a doença, que afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS.

Classificado como um transtorno neurodegenerativo progressivo, a Doença de Alzheimer (DA) é caracterizada pela deterioração cognitiva e da memória e se manifesta majoritariamente em idosos, sendo associada aos casos de demência de mais da metade da população acima de 65 anos.

Apesar de ainda não existir cura para a enfermidade, há uma série de tratamentos que proporcionam uma qualidade de vida melhor aos pacientes. Para além, a doença em questão pode ser retardada ou inibida através de uma série de atividades recomendadas pelo Ministério da Saúde, como exercícios físicos, alimentação saudável e leituras frequentes.

Vale lembrar que muitos estudos têm apontado que idosos que sofrem com a perda da audição e não realizam tratamentos estão mais propensos a sofrerem com a doença de Alzheimer futuramente, uma vez que a ausência da audição tende a causar alterações cerebrais e a acelerar o processo de estagnação mental.

Cuidar da saúde auditiva é um direito básico de todo cidadão e um ato de amor próprio! A Clínica da Audição está preparada para te receber e para te ajudar a viver melhor!

Aqui, atuamos nas áreas de avaliação audiológica e reabilitação auditiva e vestibular. Além disso, somos a única clínica da região a ter laboratório próprio para confecção de moldes e tampões e peças customizadas que se adequam aos aparelhos auditivos de cada paciente!