Tratamento para
Tontura

Procedimento terapêutico fisiológico,
que tem como objetivo melhorar e restaurar o distúrbio de equilíbrio corporal.

Veja como funciona o tratamento

Passo 1

Exame de
Avaliação

Passo 2

Prescrição e
Tratamento

Passo 3

Acompanhamento da Evolução

Labirintite não é o termo adequado para se referir aos sintomas de tontura, pois o diagnóstico de labirintite é quando ocorre a inflamação do labirinto, o que não é comum de acontecer.
Normalmente temos dois tipos mais comuns de vertigens: a de desequilíbrio e a de posição, conhecido como VPPB (Vertigem posicional paroxística benigna).

Ambas estão caracterizadas como disfunção do labirinto. Os sintomas se apresentam como desequilíbrio ao caminhar ou aos movimentos de cabeça uma tontura rotatória.

Quais são os principais benefícios
do tratamento?

Recuperação do equilíbrio corporal

Por meio de manobras de reabilitação personalizados e de exercícios físicos adequados e repetitivos, em conjunto com dieta e uma rotina de vida saudável, é possível reduzir as sensações de oscilação ao longo do tratamento.

Sem efeitos colaterais

Por ser um tratamento não-invasivo, baseado em atividades físicas repetitivas, a reabilitação vestibular torna-se um método seguro para diferentes perfis de pacientes.

Ampla indicação

Este tratamento é recomendado, com a supervisão e o diagnóstico de um especialista, para crianças, adultos e idosos que apresentam alguns dos sintomas mais recorrentes, como vertigem e escurecimento da visão.

Será que preciso do tratamento
para tontura?

Existem alguns exames para investigar específicos como a vectoeletronistagmografia e o VHIT. O tratamento para ambas depende do diagnóstico médico, mas a vertigem de posição (VPPB) quando diagnosticada é de fácil intervenção, sendo indicadas as manobras de reposicionamento que em geral apresentam excelente resposta para o quadro, aliviando quase que de forma imediata o terrível sintoma.

Desde 2004 atuando na saúde auditiva

A Clínica da Audição é a consolidação de quase duas décadas de trabalho da Dra. Daniela Schiavon, que desde 2004 atua com parceria da ReSound, referência em aparelhos auditivos no Brasil e no mundo e que desde 2014 passou a ser revenda exclusiva da marca em Araraquara e Matão.

Principais dúvidas referentes ao
Tratamento para Tontura:

Principais dúvidas referentes ao
Tratamento para Tontura:

Além da sensação de flutuação, da visão embaralhada e do escurecimento da visão, a tontura pode ser reconhecida por conta do desmaio iminente e do de falso movimento.
Apesar de ser um sintoma e não uma doença, a tontura pode indicar que algo não está bem no organismo. Doenças como diabetes, glaucoma, catarata, AVC e pressão alta são comumente associadas a sensação de desequilíbrio e exigem uma avaliação médica.
Embora o surgimento da tontura demande uma consulta com um especialista, independentemente da gravidade, há situações emergentes que merecem uma atenção redobrada, como nos casos onde a tontura torna-se constante e persistente e vem acompanhada, ou não, de enjoo, vômito e fortes dores de cabeça.
Em caso de tontura, recomenda-se que o paciente se desloque para um local aberto, com ampla corrente de ar e que ingira água. Além disso, é necessário que este encontre um local para sentar ou deitar, garantindo que não haja queda. Apesar das indicações, é essencial procurar a ajuda médica para averiguar as causas e os tratamentos mais indicados.
Não há um período exato para que a tontura seja eliminada ou reduzida, haja visto que tal sintoma exige uma avaliação médica e, consequentemente, um tratamento ideal para cada caso.

Não deixe para depois!
Agende sua avaliação.

Rolar para cima